O que é o transtorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH)?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno faz com que a pessoa
tenha dificuldade em sustentar o nível de atenção e o foco, além de ser muito mais inquieta e impulsiva. Então, a pessoa fica mais agitado, impaciente e tem
dificuldade com atividades longas ou repetitivas. Na maior parte das vezes, o TDAH é identificado ainda durante a infância ou adolescência.
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois sintomas:
- Desatenção;
- Hiperatividade-impulsividade
Dr. Raphael é médico e atua tratando TDAH. Atende em Belém – PA, em consultório particular com hora marcada. Conta com uma rede de profissionais (psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico etc.) para auxiliar na sua recuperação e está pronto para cuidar da sua saúde e bem estar mental!
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” ou “ligadas na tomada 220V” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande frequência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.
Quais os impactos do TDAH?
O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade afeta crianças, jovens e adultos de formas diferentes no que diz respeito à vida social e relações interpessoais. Geralmente, o TDAH é investigado e diagnosticado em pessoas mais jovens devido ao comportamento na escola ou em ambientes coletivos.
Crianças e adolescentes com TDAH apresentam maior dificuldade de aprendizado por serem mais distraídos e possuírem curtos períodos de foco e atenção, o que pode limitar o desenvolvimento educacional. Eles também sentem o impacto social por não conseguir ouvir e executar instruções, o que afeta o relacionamento com professores, pais e outras pessoas da mesma idade.
Nos adultos, os maiores problemas enfrentados são ligados à inquietação, impulsividade e, muitas vezes, memória fraca. Adultos com TDAH sentem os impactos, principalmente, nas relações pessoais e no trabalho. O descuido, falta de atenção e a incapacidade de priorizar tarefas podem afetar projetos e responsabilidades, trazendo uma mudança rápida de humor e impaciência no ambiente de trabalho.
Dr. Raphael é médico e atua tratando TDAH. Atende em Belém – PA, em consultório particular com hora marcada. Conta com uma rede de profissionais (psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico etc.) para auxiliar na sua recuperação e está pronto para cuidar da sua saúde e bem estar mental!
Como é feito o diagnóstico de TDAH?
O diagnóstico de TDAH, seja em crianças ou adultos, é inteiramente clínico, com base nos sinais e sintomas. Não existem exames laboratoriais ou de imagem para isso. Então, para chegar em um diagnóstico efetivo, são realizadas avaliações levando em conta as interações do paciente com o médico, a rotina da pessoa, os comportamentos e as atitudes dela.
A avaliação neuropsicológica é um teste realizado pelo psicólogo, que conta com uma minuciosa investigação clínica e vários recursos instrumentais, que pode ser de grande ajuda para o tratamento. Uma boa avaliação neuropsicológica é capaz de traçar um perfil comportamental e emocional do paciente, o que ajuda a dar subsídio para o melhor tratamento possível.
Qual o médico trata o TDAH?
O médico psiquiatra tem amplo conhecimento e familiaridade com 0 tratamento do TDAH. Além disso, vale ressaltar que existem outros transtornos que podem causar falta de atenção e memória.
Também é importante lembrar que outras doenças como depressão e ansiedade estão frequentemente associadas com o TDAH e devem ser tratadas da melhor maneira.