Psiquiatra é o médico que após os seis anos de faculdade de medicina realizou mais três anos de especialização em psiquiatria. Ele é responsável pelo diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, dos mais leves aos mais graves, como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Transtorno bipolar (bipolaridade);
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
- Insônia;
- Burnout;
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
- Autismo;
- Dependência de substâncias (álcool, cigarro e outras drogas);
- Transtornos alimentares (anorexia, bulimia, compulsão alimentar);
- Transtorno de personalidade borderline;
- Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.
Como é ir no psiquiatra?
Este profissional está preparado para ouvir o paciente de forma paciente, atenta, afetuosa e cuidadosa, trazendo conforto e assertividade no tratamento.
Num primeiro momento, o psiquiatra vai ouvir suas queixas e histórico, a fim de definir um possível diagnóstico e iniciar o tratamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e reduzir danos à saúde física e à vida social.
A solicitação de exames e prescrição de medicamentos é uma das atribuições do psiquiatra, que pode fazê-los caso haja a necessidade, a fim de haver um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Dr. Raphael é médico e atua tratando os transtornos de ansiedade. Atende em Belém – PA, em consultório particular com hora marcada. Conta com uma rede de profissionais (psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico etc.) para auxiliar na sua recuperação e está pronto para cuidar da sua saúde e bem estar mental!
Quando devo buscar ajuda de um psiquiatra?
Não
existe regras ou nada específico que nos diz o momento certo para se procurar
um psiquiatra, mas é importante observar alguns pontos. Quando os problemas de
ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades
rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou
estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um
ponto de alerta.
Estes pontos citados, podem
indicar o início de uma depressão ou o surgimento de transtorno bipolar, por
exemplo. A ansiedade também pode desencadear uma série de reações físicas no
corpo, como taquicardia, palpitações, tremedeira e falta de ar. Por isso o
auxílio de um psiquiatra é tão importante para que se tenha uma melhor
qualidade de vida.
Como é a primeira consulta?
A consulta com um psiquiatra segue o mesmo protocolo de outros médicos especialistas. No entanto, estamos falando de doenças que não são visíveis, o que torna o trabalho mais complexo e o diagnóstico mais difícil.
Por isso, é de extrema importância se livrar das amarras e manter um diálogo aberto com o profissional. Através da sua fala ele irá entender a sua queixa e saberá qual caminho seguir para identificar a origem e tratá-la.
Além disso, ele também fará uma avaliação completa do seu estado de saúde, histórico clínico pessoal e familiar, podendo solicitar a realização de exames de imagem e testes neurológicos para complementar sua análise.
A quantidade de consultas não segue um padrão e varia de acordo com a necessidade identificada pelo psiquiatra. Quanto mais complexo o quadro, maior será o total de atendimentos a serem realizados.
Dr. Raphael é médico e atua tratando os transtornos de psiquiátricos. Atende em Belém – PA, em consultório particular com hora marcada. Conta com uma rede de profissionais (psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico etc.) para auxiliar na sua recuperação e está pronto para cuidar da sua saúde e bem estar mental!
Qual a diferença entre o psiquiatra e o psicólogo?
Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo são profissionais de saúde mental que podem identificar e tratar transtornos mentais e problemas emocionais que trazem sofrimento e prejuízo para as pessoas. As principais diferenças entre os dois estão na formação, abordagem e tratamento.
Enquanto o psicólogo possui formação de cinco anos em psicologia, psiquiatra é médico que passa por especialização e pode recomendar o uso de medicamentos e exames adicionais. É importante lembrar que tanto o psiquiatra quanto o psicólogo estão habilitados para lidar com questões de sofrimento emocional e transtornos mentais.
Ou seja, caso sinta sofrimento desta ordem, o fundamental é buscar ajuda. Além do mais, o psiquiatra e o psicólogo podem atuar juntos para o tratamento de diversos transtornos mentais.
O que é terapia?
A terapia, também conhecida como psicoterapia, é uma forma de tratamento voltado para o alívio das emoções e problemas de saúde mental. É um processo de se reunir com um profissional especializado em saúde mental com o objetivo de resolver comportamentos problemáticos, crenças, sentimentos e sintomas físicos relacionados.
A terapia envolve a análise e o ganho de novos pontos de vista sobre qualquer questão da vida pessoal que o paciente trouxer. Por exemplo, namoro, família, trabalho,
questões emocionais, depressão, transtornos, foco, como ser mais produtivo, etc.
A meta final da terapia é melhorar algum aspecto da vida da pessoa, e assim que o cliente decide que o problema passou, muda-se o foco, porém, se mantém o monitoramento do que já se resolveu.
A intenção da terapia é fazer com que o paciente possua mais autoconhecimento e, com isso, mais autonomia.